sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ser pensante?


Ser humano. Dentre os seres vivos, o único capaz de raciocinar perfeitamente e discernir com clareza o certo do errado. Aquele que foi e continua sendo capaz de criar objetos ou estruturas cada vez mais complexas com a ajuda de seu ainda mais complexo cérebro. Em meio a tantas coisas boas, é uma pena que o ser humano, também seja aquele que não respeita seus semelhantes e julga por tão pouco.

Ser preconceituoso e fazer pré-julgamentos é um traço marcante da sociedade desde seus primórdios. Aqueles que são diferentes são olhados com descaso e indiferença. Procurar identificar o caráter ou personalidade de outras pessoas que nos cercam sempre fica em segundo plano. Primeiro, nos preocupamos em olhar a raça, aparência, físico ou outras eventuais características de nossos semelhantes para compará-los com um modelo considerado “correto” e por fim, julgar negativamente.



Você é julgado se for negro, mas também é olhado diferente se for claro demais. Religiões e orientações sexuais não são respeitadas. Se você fala demais e demonstra suas opiniões, é chato. Se fala pouco é “sem graça”. Se fizer chapinha é “artificial” demais. Se não faz, tem o cabelo feio. Tatuagens, piercings ou alargadores? É marginal.  

Em meio a tanta modernidade e avanços entre a humanidade, é inaceitável que as pessoas fechem tanto sua mente em relação ao preconceito e deem uma verdadeira “aula” de ignorância e falta de personalidade. Tanto preconceito torna-se o principal fator para que os conflitos que ocorrem ao redor do mundo não tenham fim. As pessoas são “iguais”, mas insistem em não aceitar umas as outras e tratar seus semelhantes como uma raça diferente apenas por não vestir uma roupa de marca ou não ter os olhos claros.

Abra a sua mente e aceite melhor as pessoas que estão ao seu redor. Ser diferente não é ser “errado”. O mundo já cansou de provar que as aparências enganam, que cor da pele ou marca de roupa não significa caráter e que a paz jamais será alcançada enquanto houver tanta diferença.

Pensem nisso.

Guilherme Olimpio

Obs.: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." (Bob Marley)

Um comentário:

  1. devíamos pensar no que nos faz iguais e não nos que nos torna diferentes. além de branco ou negro, cristão ou budista, oriental ou ocidental, somos todos humanos.

    ResponderExcluir