segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ser ≠ Ter.

Não podemos negar que o mundo em que vivemos, em meio a toda globalização e novas tecnologias, é um mundo capitalista, onde grandes potências querem se tornar ainda maiores, e a luta pelo enriquecimento é constante e inesgotável. Quando essa gana toda de enriquecer se soma com o egoísmo do ser humano, acontece o que chamamos de “busca pelo status”.

Status, segundo o dicionário, é um termo latino que significa “conjunto de direitos e deveres de uma pessoa, que a caracterizam em suas relações com outras; posição social”. Sim, posição social. A busca pelo status se resume em pessoas querendo cada vez mais uma melhor posição em meio à sociedade. E para isso, elas lutam para ter coisas que as deixam num padrão mais elevado.



Existem muitos métodos para se obter um melhor status. O mais comum deles é o consumo. O consumo pode ser de roupas, aparelhos eletrônicos (gadgets) e até mesmo o gasto em restaurantes conceituados ou idas em baladas famosas. Marcas famosas sempre elevam a posição social. Luxo é a palavra-chave para um bom status.

Porém, existe um problema. O capitalismo, como sabemos, deixa a sociedade dividida em duas partes. E a problemática está na parte menos desenvolvida, que passa a dar tudo por uma boa posição social.  E, para isso, começa a criar dívidas e mais dívidas só para poder ser aceito pelo que tem, e não pelo que é. Assim, o indivíduo poderá alimentar seu ego e estar cercado de pessoas. Pessoas que, na maioria das vezes, não ligam para o que o outro fala, e sim para o que o outro compra.

Comprei, agora todos me amam!

Por isso, a busca por um status num meio social é completamente perigosa. É notório que todos devem lutar sim por melhores condições, mas não devemos esquecer que somos humanos. Temos carne, osso e sentimentos. E se uma TV que possui comando de voz é mais importante que um coração, a sociedade está muito errada.

Desliguem seus iPhones. Amem mais, abracem mais. A vida não é só um click. Esse mundo não valerá a pena enquanto um tablet tiver maior valor que um sorriso sincero.

Alex Sales 
OBS.: Pense diferente na hora de gastar o seu dinheiro com coisas supérfluas só pra ser aceito por algum grupo social. Quem pensa, faz a diferença. Quarta-feira tem mais leveza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário