segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um novo fenômeno.


Falou em esporte no Brasil, falou em futebol. A grande maioria dos habitantes não esconde a paixão enorme que têm pelo esporte. Com muita tradição, sendo cinco vezes campeão do mundo e tendo um campeonato nacional disputadíssimo, é inegável que muito brasileiro respira futebol durante os 365 dias do ano. Porém, uma nova modalidade vem chamando a atenção de todos nós e se tornando uma paixão assim como o futebol: O MMA.

O MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas) é um esporte de contato que reúne os principais estilos de luta, como o boxe, jiu-jitsu, muay thai etc. Popularizado com a ajuda do UFC (Ultimate Fighting Championship) o MMA é dividido em categorias por peso, com disputas envolvendo dois indivíduos com um tentando derrotar o outro utilizando métodos como a finalização ou nocaute ao longo dos rounds. Se nenhum lutador for finalizado ou nocauteado ao fim de todos os rounds, uma mesa de juízes determina um vencedor de acordo com seu desempenho ao longo da luta (Vitória por pontuação).

O Brasil tem três representantes como detentores do cinturão de suas categorias. José Aldo, na categoria “Peso Pena”, Anderson Silva na categoria dos “Médios” e Junior dos Santos na categoria dos “Pesados”. O segundo citado talvez seja o nosso Pelé do esporte. Anderson Silva é um verdadeiro fenômeno do MMA. Campeão absoluto de sua categoria, já foi reconhecido pelo presidente do UFC, Dana White, como o melhor lutador do UFC de todos os tempos.

Anderson Silva

Ao longo de sua jornada, o “Spider” (como é conhecido) atraiu alguns rivais devido a todo o talento e notoriedade. O principal deles, Chael Sonnen, fez questão de usar o desrespeito como forma de atingir o brasileiro desde antes da primeira luta entre eles, vencida por Anderson depois de uma finalização em 2010. 

Dois anos depois, o americano conseguiu enfrentar o brasileiro novamente numa revanche pelo cinturão dos “Médios”. Novamente ofendeu o Spider, mas quis ir além. Ofendeu o nosso Brasil, e até a esposa de Silva. No entanto, como havia prometido, Silva não deu chances ao americano. Foi pressionado no primeiro round mas não se abateu. No segundo provou que na luta em pé, ele é mais do que especialista... Parece ser mágico. Com uma joelhada precisa e uma sequência de socos incrível, Silva venceu aquela que era considerada “A luta do século” devido a toda expectativa que foi criada.

Silva x Sonnen


Com toda a humildade de um campeão, ao fim da luta pediu aplausos da torcida a seu desafeto, escreveu um novo capítulo em sua história vitoriosa e definitivamente, conquistou ainda mais a admiração do povo Brasileiro por ter dado uma boa lição naquele que fez questão de ofender o nosso país.

Valeu Spider, o Pelé do UFC.



Guilherme Olimpio

Obs.: "Chael, se quiser fazer um churrasco lá em casa, eu te convido". Anderson Silva ao fim da luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário