quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Problema: Qual é o seu?


Problemas. Todos nós somos obrigados a enfrenta-los. Não há pra onde correr. Inclusive, analisando a vida de uma maneira “fria”, ela nada mais é do que uma resolução diária e contínua de problemas que por menores que sejam podem nos causar “dor de cabeça”.



Uma das maneiras de se diferenciar as pessoas umas das outras, é a forma como cada uma delas lida com problemas. Ter a habilidade de se sair bem de uma situação difícil já é visto como diferencial na contratação ou permanência de funcionários nas grandes empresas espalhadas pelo mercado.

Cumprir prazos curtíssimos, agilidade em relatórios enormes, criatividade instantânea, respostas prontas e objetivas, velocidade de raciocínio. Estes são só alguns dos atributos que compõem um indivíduo que tem facilidade e muitas vezes prazer em solucionar problemas. Além de ser visto como um bom funcionário e ser projetado em cargos cada vez mais altos, ainda dá aquela recarregada no próprio ego.

o dom de ter ideias rápidas e eficientes


Mas, assim como algumas pessoas sentem prazer e até tiram proveito de seus próprios problemas (e da resolução dos mesmos) outras simplesmente se desesperam ao primeiro sinal de adversidade. Isso é normal, afinal, nem todos nós somos peritos em agir sob pressão e muito menos temos uma tolerância positiva diante de dificuldades. É uma característica humana ter medo do desconhecido e daquilo que possa lhe tirar a sensação de paz e tranquilidade.



Por isso, é importante mais do que a noção de que problemas virão hora ou outra. É necessário buscar informações e absorver o máximo de conteúdo sobre as mais diversas experiências possíveis para que as respostas e saídas para as mais variadas adversidades sejam encontradas com rapidez e eficácia. Seja na escola, trabalho ou vida social, seja o terror dos seus próprios medos e problemas, eliminando-os com sabedoria e velocidade e consequentemente levando uma vida um pouco mais leve. 

Guilherme Olimpio

Obs.: E como diria meu amigo Vinícius Fernandes: "Um problema não existe se não for pra ser resolvido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário