sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"País sem preconceito".

Dentro da educação do nosso Brasil varonil, durante algum exame de aprovação, tanto para universidade como em concursos públicos, existe um sistema que vem sendo discutido há anos. Este sistema é conhecido como sistema de cotas.

O sistema de cotas, para os que não sabem, seria um “acerto de contas” que a nação deve aos negros e índios, por terem sido cruelmente escravizados no Brasil Colônia, e também aos pobres, por terem menos oportunidades dentro desse país totalmente incluído no sistema capitalista que o mundo prega.

A polêmica em volta das cotas se dá no fato das pessoas que não se incluem nesse perfil acharem que estão sendo injustiçadas. Acerto de contas? Mas que ideia é essa? Eu, particularmente, não acredito que separar algumas vagas pra determinadas pessoas pode acabar com toda a crueldade que os portugueses e coronéis faziam com os escravos.

E o problema disso tudo, é que os que estudam, muitas vezes não passam devido a isso. Muitos alunos se esforçam para, na hora do exame, perderem a vaga para alguma pessoa que não se preparou e as vezes nem está tão interessada na vaga. E essa pessoa ganhou só por “ser diferente” aos olhos da República.

Cômico é um país que se diz ser uma diversidade de etnias fazer alguma coisa como isso. Se somos tão diversificados, por que separamos na hora de escolher candidatos? A hipocrisia na hora de dizer que no Brasil não existe preconceito é realmente curiosa.

Surgiram boatos que a presidenta Dilma Rousseff quer abrir 50% das vagas das universidade pública para os cotistas. Você vão realmente deixar isso acontecer? Eu não. Por isso, assinem aqui contra essa ação do governo: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2012N27395

Conscientizem-se.

Alex Sales

Um comentário:

  1. Cara, na verdade isso não é um acerto de contas por causa da crueldade que os negros e índios sofreram. Acontece que quando a escravidão acabou, os negros e índios foram postas à margem da sociedade por não terem mais empregos, que eram tomados pela mão de obra assalariada européia. O intuito das cotas é pra que a longo prazo, o indivíduo que foi posto à margem social e que mora em favelas e tudo mais, cresça e fique rico como as pessoas que podem pagar escola pra passar na facvldade.
    Sou a favor das cotas, mas 50% é sacanagem.

    ResponderExcluir