quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Muitos querem. Poucos conseguem. Ninguém enxerga.


Senhores, eu tinha um post pronto para o dia de hoje. Um post descontraído, bem-humorado, cheio daquelas piadas leves que os senhores estão acostumados. Mas, depois de um episódio que presenciei hoje, numa lanchonete na Av. Paulista, centro da cidade de São Paulo, decidi mudar o tema para abrir uma discussão sobre até que ponto a falta de oportunidade de uns e a ignorância de outros pode chegar.

Estava na fila da tal lanchonete com aquele “M” amarelo, com meus amigos José (@Henri_Teixeira), Josué (@iJosuca) e Amanda (@AmandaSaori_), quando uma garotinha de 10 anos nos parou para perguntar se poderíamos pagar um lanche para ela. No começo eu neguei, não queria papo. Talvez por medo de alguma coisa, talvez por não me importar, sei lá... Mas daí, o Josué decidiu ajudar a garota.

Na hora, o segurança do local abordou a garota, com palavras que não precisavam ser ditas. Estávamos nos tratando de uma criança. De 10 anos. Você não precisa ameaçá-la, não é mesmo?

Ok. Isso me fez pensar em algumas coisas. Será mesmo que uma garota de 10 anos, com chinelos e uma blusa um pouco rasgada, pode denegrir a imagem de uma rede de lanchonetes mundialmente famosa? Será mesmo que as pessoas preferem fechar os olhos a essa situação? Ok, ok.

Não julgo o tal segurança. Aliás, o rapaz só estava fazendo o seu trabalho. Só estava fazendo o que mandaram ele fazer. Tentando sobreviver, como a menininha. Mas, eu me pergunto cada vez mais, até quando o fato de uma pessoa que luta para sobreviver mais um dia tenta apenas se alimentar, enquanto outra chuta uma bola e ganha milhões por isso, será normal?

Enquanto tudo isso acontece, alguns engravatados fazem promessas na sua televisão. Te enchem de esperança de uma cidade melhor, de um estado melhor, de uma nação melhor... Um mundo melhor! Enquanto isso, atrás das câmeras, os seus parceiros políticos estão rindo da sua cara contando os seus reais. Os reais que você tanto luta para conseguir. Isso não é normal.

O preconceito que a desigualdade social gera não é normal. E eu apenas pergunto: Mc Lanche Feliz. Feliz pra quem?

Alex Sales
OBS.: Prometo que volto com um texto melhor, mais elaborado. Foi um desabafo. Perdão. Ah, Vini... Seja bem-vindo! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário