sexta-feira, 14 de setembro de 2012

É tudo culpa da Globo.


Eaí, meus caros. Aqui é o Olimpio. Eu sei que vocês devem estar se perguntando o motivo de eu estar aqui sendo que hoje o post era do Sales, mas, infelizmente o nosso amigão perna de pau se lesionou jogando futebol e está impossibilitado de dar o ar de sua graça aqui no Levemente. Sem maiores enrolações, vamos ao assunto de hoje.

Sales chateado com a dor no braço.

Falou em canais da tv “aberta” no Brasil, falou em Rede Globo. A Globo é campeã de audiência em boa parte do dia, com programações que variam de “talk shows” a telenovelas. Detentora dos direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro e também da Fórmula 1, a emissora mostra-se forte também no quesito esporte, sem falar no jornalismo, com programas tradicionais como o “Jornal Nacional” e o “Fantástico”.



Entretanto, nem tudo são flores. Apesar de atingir um público altíssimo a nível nacional, a Globo já há alguns anos vem “enfrentando” uma legião de pseudo-críticos que por qualquer motivo, se manifestam contra tudo que a emissora faz e enxergam teorias de manipulação  cada vez mais bisonhas nos programas transmitidos.  Os manifestos mais visíveis são, obviamente, nas redes sociais, onde vira e mexe rolam umas campanhas do tipo:  “TODOS CONTRA A GLOBO – NÃO ASSISTAM A GLOBO NO DIA 14/09/12 – VAMOS BOICOTAR ESSA EMISSORA”.

Parem com isso, sério.

Eu não sou advogado da Rede Globo e ela também não está me pagando pra defendê-la aqui no Levemente, mas de qualquer forma eu tenho umas coisas pra dizer a vocês, “haters” da emissora. A Globo tem, de fato, um histórico de manipulação muito sujo. Basta pesquisarem sobre as eleições presidenciais de 1989 entre Fernando Collor e Lula, onde a emissora manipulou de maneira vergonhosa o debate entre os candidatos para favorecer Collor, influenciando diretamente na decisão de muitos eleitores.

Mas de qualquer forma, esse foi um fato de manipulação comprovado, diferente do que vocês ACHAM que veem em programas como a novela das 9. Se ali existe, de fato, manipulação ou não, cabe a você compreender que TODOS os canais de tv e seus respectivos conteúdos tentam influenciar o telespectador de alguma maneira, seja positiva ou negativamente. Porém, uma mente forte e bem preparada pode até permitir que esses conteúdos ditem algumas tendências no dia a dia, mas nunca irá permitir que os mesmos nos levem ao caminho da alienação.

Falar mal da Rede Globo o tempo inteiro soa muito mais como uma tentativa desesperada de parecer um pouco mais intelectual só por fazer uma crítica (muitas vezes sem fundamento) a maior emissora de tv do país. Entendam que isso também pode ter o efeito contrário. Quanto mais você fala da emissora, mais ela fica em evidência, e estar em evidência é tudo que os meios de comunicação em massa precisam. Um exemplo bem tosco é o daquela galera que sabe que a porra do BBB é uma farsa e ano após ano continua dando audiência pro mesmo programinha. Meses depois esse mesmo “fã” de BBB faz campanha pros amigos não assistirem nada na Globo para não ficarem alienados. Enfim, pensem nisso e critiquem mais aquilo que realmente merece ser criticado.

Guilherme Olimpio

Obs.: “Ai Olimpio, seu texto ficou muito grande mimimi”. Isso aqui é um blog e uma das minhas intenções é essa mesmo, exercitar a leitura de vocês, meus caros. Por isso, para de falar mal da Rede Globo aí no seu Facebook e leia mais o Levemente. Tenham um ótimo final de semana e não façam nada que eu não faria. (risos)

Um comentário: