sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Funk, eu (não) gosto, e você?


Oi, moças e rapazes leves. Antes de começar com o post de hoje, gostaria de agradecer o reconhecimento que vocês estão dando ao Levemente, podem ter certeza de que isso é um incentivo e tanto pra que eu e o Alex continuemos com o projeto. Valeu mesmo, de verdade.

Agora sim, vamos ao post. Hoje, eu quero falar sobre o estilo musical que (in)felizmente é aquele que mais nos cerca de uns tempos pra cá: O funk. Funk é um estilo musical muitas vezes criticado e “odiado” pela vulgaridade de suas letras. No entanto, em toda e qualquer festa de adolescentes (ou até mesmo de pessoas mais velhas) basta começar a tocar um funk e PRONTO, mais de 90% da galera se anima (inclusive aqueles que não gostam da música) e de alguma forma inexplicável, ninguém mais fica parado.

Eu, particularmente não sou um grande fã desse estilo musical, mas, não posso negar que o funk traz em suas letras algumas “curiosidades” que sempre me deixam pensativo. Por exemplo: “é cinco novinha, pra cada dois homem”. Uma divisão “desigual” que realizaria a fantasia até mesmo dos homens mais sérios do nosso país, não é mesmo?! Outro exemplo clássico foi “vem pro cabaré, vem, vem pro cabaré” ou “casa das prima”. Já pararam pra pensar o quanto as casas noturnas lucraram quando esse funk era o hit do momento?  “Mama eu”? Com certeza virou uma frase clássica nas preliminares do sexo de muitos jovens por aí.  Mas o campeão dos últimos meses tem sido: “bota um puma disk no pé, que delícia de mulher”. CABOOOM, o número de garotas saindo com puma disk na rua aumentou tanto que sandálias,  melissas e saltos foram totalmente esquecidos dentro de algum armário sujo.

Além das curiosidades, as letras de funk sempre lançam bordões que simplesmente grudam na cabeça da gente e custam a sair, e o pior, começam a fazer parte do nosso vocabulário. Pente, pentada, novinha, estaladinha, parado na esquina, entre outros, todas essas palavras (?) já foram ouvidas ou faladas com muita frequência pela grande maioria dos jovens. Por isso, seja você um admirador do funk ou não, saiba admitir que mesmo vulgar, é um estilo que anima as nossas festas e insanidades do dia-a-dia, e quem nunca falou um “que isso novinha, que isso?” que atire o primeiro pente. Ops... a primeira pedra *
Um final de semana leve pra todos vocês.

Guilherme Olimpio

OBS:  Sigam no twitter: @ScreamForMe e @guiiolimpio. O próximo post sai segunda-feira às 20h30min com o mito Alex Sales, não percam.

5 comentários:

  1. First rs, parabéns por terem melhorado tanto em um só post, dessa fez conseguiram um assunto da atualidade e que realmente empolga mesmo as pessoas que não gostam do gênero (eu que o diga rs), nao foram imparciais desse vez, como foram no ultimo post, isso ae galera levemente, melhorando o conteúdo cada vez mais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes com o comentário. A intenção vai ser sempre essa: MELHORAR. Leveza pra você (:

      Excluir
  2. Cara, primeirinho eu queria dizer que eu to adorando o blog, sério. Eu vi vocês divulgando no twitter, e pensei "nossa, quero só ver o que vai dar nisso", e não que tá ficando legal? Sério, por incrível que pareça eu to achando interessante.. Os dois assuntos foram super bacanas, e na apresentação de vocês -primeiro post, no caso- eu já percebi que ambos escrever bem, e que vocês vão realmente levar isso a sério, o que é legal, rs.
    Sobre o tal do funk.. Achei super bacana o que disse, Gui, porque é o que realmente acontece. As pessoas julgam muito, dizem-se não ouvir "lixo", e dão risada de quem ouve, mas quando tem festa, SEMPRE toca funk, e sempre todos dançam, mesmo que seja zoando, rindo.. Sempre forma um clima maneiro, e tal. Sei lá, achei muito rico o que você disse rs você soube expressar tudo o que acontece entre nós - adolescentes - e até alguns adultos também.
    Parabéns, Gui. Você escreve muito, MUITO bem mesmo! Quero ver outros posts maneiros, hein?! Haha, beijo.
    Carol (@whysolesbiann).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, carolzinha, que felicidade em ler seu comentário. É por essas e outras que a cada dia que passa nós ficamos mais animados em escrever pra todos vocês. Valeu mesmo!!!

      Excluir
  3. Como todos os textos do Guilherme O. que já li, esse foi mais um muito bem redigido. O assunto foi muito bem colocado, mostrando a opinão pessoal mas, não deixando de usar a imparcialidade. Enfim, o blog em geral, está de parabéns, estou amando, fico anciosa o dia inteiro para poder ler o próximo post lançado. Espero que continuem melhorando, sucesso e leveza para vocês. Sou fã desde primeiro minuto do levemente no ar, hahaha. Leveza, sempre (:

    ResponderExcluir