segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rótulo: qual é o seu?


“Nerd, gay, marginal, crente, otário, lésbica, estressado, burro, obeso...” e por aí vai. Essas são algumas definições que algumas pessoas dão para outras pessoas, e muitas vezes sem saber o que essas outras pessoas são, pensam ou sem saber o porquê agem de tal forma. E essas definições, também conhecidas como rótulos, são uma parte de um problema gigante do ser humano: o preconceito.

Mas, voltando aos rótulos, ultimamente ando pensando no motivo pra isso tudo existir. Por que nós temos tanta necessidade em rotular as coisas? “Ele ouve rock, ele é satanista” – “Ele ouve funk, é bandido” – “Ela usa saia pequena, é vadia”. Muitas vezes, a pessoa vive a vida julgando o mundo ao seu redor e esquece de viver a sua própria vida. E esquece do mais importante: quem julga, será julgado (e o julgamento será pior).



Outros rótulos que existem são os rótulos de relacionamento. “Mas, espera aí... É um relacionamento sério, ficando sério, ficando, amizade colorida, amizade, casamento, divórcio, separação, parceiros sexuais, estão se conhecendo, colegas, ou o quê?”. Com tantos rótulos assim, começo a pensar que relacionamento está à venda no mercado.

O problema de tudo isso não são os adjetivos em si, mas sim em como eles estão se tornando cada vez mais importantes que o próprio sujeito. E isso pode estragar uma amizade que já existe ou possa vir a existir. Somos predestinados a julgar sem conhecer, e deveríamos nos esforçar pra melhorar este quadro. Até porque, a vida é muito curta pra você perder seu tempo achando que uma pessoa é tal coisa sem ao menos falar um “olá” para esta pessoa, ou tentando encontrar alguma definição pro seu relacionamento, não é mesmo?

Viva a vida mais leve, sem julgar, sem rotular, sem colocar o adjetivo na frente do sujeito. O preconceito é uma barreira que deve ser quebrada e os rótulos não devem existir antes que você realmente conheça alguém. O mundo é feito de humanos. E humanos só vivem em harmonia quando há respeito e amizade (nossa, ficou bonito isso, hein?). Aquele abraço!

Alex Sales

OBS.: Ontem eu e os dois rapazes que escrevem nesta bagaça gravamos o nosso vídeo ESPECIAL DE FIM DE ANO NATALINO DO FIM DO MUNDO + GROSELHAS DO TITIO. Em breve, estará lá, no nosso VLÓGUERSON. Uma ótima semana a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário