segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Aquarela do Brasil"


      O Brasil é o pais da corrupção, da desigualdade social, do medo e da fome, mas também é o país que "finge" que nada disso existe. Vivemos em um país onde a maioria da população não faz a mínima ideia do que é que se passa por trás daquele "botãozinho verde" que apertam no dia de eleição. É no país do futebol, do samba, do carnaval que enquanto alguns ganham BI-lhões outros não tem nem se quer o que comer. Isso me deixa PUTO. É tanta coisa podre que acontece nesse país que, me desculpem os patriotas, não tenho o mínimo orgulho de dizer: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". 

     Orgulho? Orgulho do que, me fala? Orgulho de morar em um país onde o medo, a insegurança, são protagonistas de uma realidade urbana? Amor a um país onde a imprensa camufla os problemas sociais com programas de entretenimento em massa? Orgulho e amor a um lugar onde o meu, o seu, o nosso dinheiro é desviado por uma série de políticos que usam o mesmo em benefício próprio, é isso?  Sendo que essa porra toda era pra estar sendo investida na educação, na saúde e na segurança? Alias, esses filhas da puta até andam investindo dinheiro em uma coisa que a imprensa diz que é de extrema importância para o crescimento do Brasil: construção de estádios de futebol. PUTA QUE PARIU, como é que em um país onde o nível educacional chega ao extremo do ridículo investe na construção de estádios, como se isso fosse a coisa mais comum do mundo? E o engraçado é que nós ainda temos a cara de pau de dizer: "Nossa, é um orgulho ter o meu país como sede do maior evento esportivo mundial."

    E depois que essa porra de Copa de Mundo e Olimpíadas passarem? O que vão fazer com os estádios? Porque pra manter um ginásio daquele tamanho é necessário uma puta grana. Em média é gasto cerca de dez milhões de reais na manutenção de um único estádio. Estou até vendo, aposto que vai acontecer em alguns estados brasileiros o que está acontecendo agora na África-do-Sul. Dois anos após a copa, o governo dos "bafana-bafana"(África-do-Sul) está cogitando seriamente a possibilidade da DEMOLIÇÃO de alguns estádios que foram construídos para o evento futebolístico. Cara, quem garante que essa porra vai ser diferente aqui no Brasil? Quem garante que não será investido bilhões de reais na construção de um estádio pra depois ser gastado mais uma fortuna em sua demolição? Enfim, fica a dúvida.

    Bom, pra que construir escolas e hospitais se é de futebol que a população precisa? AAAAAH, QUE RAIVA. Cara, onde é que está o nexo em tudo isso, pelo amor de Deus, me fala? Na verdade eu até consigo entender, mesmo que parcialmente, o porque de tudo isso. O governo não investe em educação porque não é de seu interesse que a massa mantenha-se informada. Isso mesmo, eles não querem que você se preocupe com problemas sociais, não querem formar cidadãos que protestem contra o sistema e, principalmente, não querem que nós tenhamos o senso crítico. 

    Sei que minha opinião não é nada comparado ao poder que o sistema possui, mas eu digo, pra qualquer um, que não sou a favor dessa porcaria de Copa do mundo aqui nesse país. O que isso vai mudar? Porra nenhuma, mas foda-se, é o que eu penso e só queria compartilhar isso. Vocês acham mesmo que é justo que sejam investidos BILHÕES de reais em futuros eventos esportivos sendo que tem gente aqui nesse país que NÃO TEM NEM O QUE COMER? Só me diz quem é que vai sair beneficiado com esses futuros eventos esportivos que irão acontecer. Quem é que vai "crescer" com esses eventos? É o pobre? O miserável? Não, é claro que não!


     E eu, achando que já tinha atingido o ápice do asco, me deparei com um comercial da Brahma. O comercial dizia inicialmente essas exatas palavras:  "O Brasil é o país do futebol, mas também é o país das festas". AAH, até agora eu estou tentando entender o porque desse "mas" empregado na frase, mas tudo bem. Enfim, a mensagem que a propaganda quer passar basicamente se consiste no fato de que nós teremos a maior Copa do Mundo e que faremos uma puta festa, bebendo cerveja e gritando GOOOOL.

     Não possuo muitos conhecimentos políticos, mas penso que a solução desse país se encontra na educação, não em futebol. É a educação a principal peça do quebra cabeça pra proporcionar um desenvolvimento COLETIVO pra toda a nação. Só que esses filhas da mãe, ao invés de se preocuparem com isso, estão preocupados em qual estádio vai sediar a abertura da copa. Pare e pense como seriam as coisas se o governo investisse BILHOES, TRILHOES, na educação. Construir escolas fudidas, com a qualidade de ensino mais fudida ainda. Fazer com que a escola pública se torne superior a escola particular. Formar brasileiros civilizados, que possuam o senso crítico, e que, juntos, possam solucionar todos os problemas sociais que acontecem nesse país. Fazer com que as futuras gerações sejam extremamente inteligentes  como no Japão por exemplo, pra que aí sim alguém tenha o orgulho de falar: "Sim, tenho orgulho de ser brasileiro".

      Só pra fechar o texto, queria dizer que este é um assunto muito complexo, que envolve desde conhecimentos históricos até discussões políticas, e um texto só é pequeno para expor esse pensamento. Deixo agora com vocês uma frase, de um ícone do cinema Brasileiro, que muito tem haver com o assunto e que disse algo melhor do que qualquer coisa que falei até agora. Então, de tudo aproveitem apenas isso...

" Agora me responde uma coisa: quem você acha que sustenta tudo isso? ... É, e custa caro, muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não  é atoa que os traficantes, policias, miliciantes, matam tanta gente nas favelas. Não é atoa que existem as favelas. Não é atoa que acontece tantos escândalos em Brasília, que entra governo, sai governo, e a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda, ainda vai morrer muito inocente."
(Capitão Nascimento - Tropa de Elite 2-O inimigo agora é outro)




Vinícius Fernandes


OBS.: É, eu sei que o texto ficou grande. Mas é melhor faze-lo grande do que expressar um assunto tão complexo em pouco espaço.
Peço desculpas, a todos os adultos, pela minha falta de educação causada pelo uso excessivo de palavrões. Se você é adolescente, é, você me entende. Fato é que estava realmente nervoso quando escrevi o texto e ... é, é isso aí.
Boa noite e boa semana pra todos vocês.

Isso é tudo pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário