quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FORÇA SEMPRE! (Participação Especial)

Olá, Galera Levemente. Como vão? Meu nome é Victor Hugo Souza, e sou leitor do blog há alguns meses. Hoje os meninos, Guilherme, Vinicius e Alex, me deram a oportunidade de vir soltar umas palavrinhas, e aqui estou. Espero que todos gostem e que tenham uma boa dose de reflexão após ler o texto ‘’Força!’’. E não se esqueçam: poderemos nos ver em breve novamente. 

Antes de mais nada, gostaria de explicar o título do texto. Acontece que, desde os meu doze anos, estou acostumado a abrir cd´s da Legião Urbana e ver escrito nos encartes ‘’Força Sempre’’, e tal frase mudou completamente a minha vida. E até hoje me pergunto: como pode haver tanta energia em uma frase tão sucinta?! É, pra quem não conhece, saiba que Renato é o maior compositor que já passou por este mundo. Mas, vamos lá, vamos ao que interessa.


Como o texto fala sobre Força!, é óbvio que ele tem a ver com… sofrimento. O que vocês tem a me dizer desse sofrimento que todos os dias disfarçamos de sorriso? E essa vontade de gritar todas as suas dores para o mundo ao invés de responder : sim, está tudo ótimo, quando perguntado? E o fato das pessoas não te entenderem e falarem na sua cara: ‘’credo!, você está sofrendo por isso?’’? E aquela sensação de estar completamente sozinho mesmo quando se está rodeado por inúmeras pessoas? E as lágrimas se misturando com a água da chuva, sem você saber diferenciar qual é qual? E a angústia? E a sensação de que um sonho é impossível, e que não há mais saída? E a falta de vontade de VIVER, pois só pensamos naquilo que está torturando a nossa alma?


É, viver é uma coisa perigosa, e cada um sabe o tamanho da cruz que carrega dentro da própria alma, seja pequena ou imensurável, (independentemente do tamanho, nenhum sofrimento é insignificante). Seja por uma desilusão em relação a uma terceira pessoa, perda de um familiar ou amigo, problemas dentro do próprio lar, bullyng dentro da escola, frustração e falta de reconhecimento dentro do próprio serviço…
Sei que, por vezes, a vontade é de não sair da cama, não é mesmo?! E então levantamos e pensamos – ‘’mais um dia, mais do mesmo, nada mudou!’’ -, e colocamos no piloto automático, vestimos a nossa máscara e vamos nos esconder da vida (sim, pois é impossível encará-la vestindo uma máscara de ‘’tá-tudo-bem’’). E sei que por vezes você já tentou lutar, já moveu mundos e fundos e gastou todas as suas energias em algo que acabou se tornando uma frustração e gerando uma dor excepcionalmente insuportável. E é aí que mora o perigo, pois o nosso psicológico foi tão torturado que não conseguimos mais encontrar forças para mudar as coisas, o que gera a POSTURA DA ACEITAÇÃO, que é esperar o tempo, a sorte e deus mudarem as coisas. E mesmo assim ‘’vivemos’’ a vida, e rimos com os amigos na escola e no bar tomando cerveja – ‘’Os bares estão cheios de almas tão vazias…’’ - (ver Criolo*), e enchemos a cara na balada para (embora neguem e falem que é pra curtir) afogar as mágoas, e entramos no Facebook para compartilhar uma vida mentirosa (você já reparou que em redes sociais todos os casais são perfeitos, todas as pessoas LUTAM por seus sonhos (hahahaha!), são descoladas e participantes do GreenPeace?). E após nos esconder durante todo o dia, desabamos na cama e confessamos pro travesseiro (através das lágrimas) tudo aquilo que nos aflige. 

(NÃO SE ENVERGONHE DE SUAS LÁGRIMAS. SE VOCÊ AS TEM EM ABUNDÂNCIA, ISSO É SINAL DE QUE SEUS SENTIMENTOS SÃO ABSOLUTAMENTE VERDADEIROS, E QUE SUA DOR É GENUÍNA, E NÃO FRUTO DE DESEJOS FÚTEIS QUE NÃO FORAM REALIZADOS).

Mas, é aí que tá: o que fazer para mudar isso? O que fazemos para transformar o nosso sofrimento em felicidade? NADA. N-A-D-A. Absolutamente nada. Por incrível que pareça, hoje, o ser-humano em geral prefere se acomodar a infelicidade do que ter que ‘’levantar a bunda da cadeira’’ para lutar (e sofrer) por aquilo que se quer. Temos medo do sofrimento, não queremos correr riscos, mentimos para nós mesmos dizendo que assim está tudo bem, não é mesmo? Entretanto, Drummond disse: esquivando-se do sofrimento, esquiva-se também da felicidade. Certo?!

Façamos o quê, então, quando estamos desesperançados, quando não vemos mais saída? LUTAMOS, é claro. Inclusive usarei as palavras de um ídolo e ícone do cinema para ilustrar o que quero dizer: Seja forte! Encare a vida! Amanhã os pássaros cantarão (ver Chaplin em Luzes da Cidade*). E por que temos que lutar? Porque queremos que a felicidade faça morada em nossa vida. A Felicidade é o bem supremo do ser-humano, certo?! Portanto, se você não for uma pessoa realmente feliz, você não estará vivendo, estará apenas de passagem, pois engana-se quem pensa que Satisfação e Felicidade são irmãs. Pelo contrário, existe um abismo entre as duas.

Pois lutemos, irmãos. Se as coisas não derem certo na primeira tentativa, tente de novo, de novo, e de novo.  Jamais desista. Jamais abaixe a cabeça. Jamais deixe-se esmorecer. “A persistência realiza coisas impossíveis’’ (provérbio chinês). E você verá que não existe coisa mais linda nessa vida do que aquilo que chamamos de ‘Um Dia Após o Outro’, e que o tempo (com a nossa ajuda, claro) se encarrega de tudo. Sejamos mais verdadeiros com a nossa realidade, e, caso algo esteja errado, por mais que seja difícil, tire forças do fundo da sua alma para mudá-la. Portanto, Força Sempre!, pra mim, para você e para todo mundo. 


Erga os olhos! Erga os olhos!

Um abraço,


Victor Hugo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário