quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hora de ser gente grande.


Olá, caros leitores. Essa foi uma semana marcante para esse que vos escreve, afinal, na Segunda-Feira – dia 14, completei os tão esperados 18 anos. O que mais rolou, principalmente entre os familiares, foi aquele discurso de ser “mais responsável” a partir de agora. Mal sabem eles que agora é que o bicho pega.



Brincadeiras a parte, os 18 anos são muito aguardados durante a adolescência pelo simples fato de nessa idade, podermos fazer coisas que não eram permitidas há tempos atrás. A principal delas, talvez seja dirigir. O sonho de tirar a carteira de motorista e ter seu próprio carro é quase um clichê entre os jovens da atualidade, afinal, você definitivamente não é mais dependente do transporte público ou dos seus pais para se locomover, e ainda ganha aquela moralzinha com a galera. 

um sonho enquanto os 18 não chegam

Ao completar 18 anos, você também ganha permissão para comprar e ingerir bebidas alcoolicas legalmente (coisa que muita gente já faz antes dos 18, mas tudo bem), você também está liberado para frequentar todo e qualquer motel, prostíbulo ou baladas para maiores de idade. Além de tudo isso, existem muitas outras fases da vida que como num game, só são “destravadas” após completar 18 anos, ou seja, ter 18 é tudo de bom, certo? Não, nem tão certo.

Com 18 anos os seus pais definitivamente não te veem mais como uma criança, isso quer dizer que você já vai ter que trabalhar pra bancar os próprios luxos. Para aqueles que não começaram a pegar no pesado mais cedo, essa é a hora. A palavra mesada está definitivamente extinta do dicionário e aquela moleza costumeira de comer, dormir, ir ao colégio e ainda reclamar da vida acabou. Também é importante lembrar que, após completar 18 anos, caso pise na bola, você será julgado com muito mais rigor pela lei, já que passará a ser julgado como adulto, podendo pegar penas bem mais pesadas conforme a infração. Com 18 anos você também é OBRIGADO a acordar cedo num domingão pra ir eleger alguns senhores que “tomam conta” (?) do nosso país. Isso quer dizer que chegou o momento de prestar atenção na propaganda eleitoral gratuita e também assistir aos debates para poder escolher o “menos pior” dos canditatos.




Outra particularidade “negativa” de se completar 18 anos é que a partir de agora, a tendência é que os aniversários fiquem cada vez mais chatos. Você já não recebe aquela quantidade significativa de presentes como há uns 10, 11 anos atrás. Se quiser um BOM presente, trabalhe e compre você mesmo. As festas também já não tem tanta emoção quanto na infância, afinal, em festa de adulto geralmente as outras pessoas se divertem muito mais do que você que é aniversariante, e no fim da festa essas pessoas ainda falam muito mal do som, da comida, do ambiente e de tudo o que têm direito. 

Outra coisa meio chata é que a partir de agora você está ficando velho (de verdade) os aniversários começam a chegar com uma velocidade muito maior e o peso da idade começa a ser sentido. Num piscar de olhos você já está lá com seus 30 anos de idade querendo voltar a ter 7. E essa é uma das principais regras da vida, o fato de nunca estarmos satisfeitos com a própria idade. Na infância, queremos a todo custo que a adolescência chegue. Quando a adolescência chega, desejamos a fase adulta. Quando a fase adulta chega nós sentimos um ar nostálgico e faríamos de tudo pra voltar à infância, sem preocupações ou responsabilidades.

Pois é, meus caros, atingir a maioridade pode ser interessante em alguns aspectos, mas essa fase carrega consigo um arsenal de responsabilidades. Por isso, enquanto essa fase não vem, aproveite cada fase da vida sem desejar a próxima, afinal, muitos de nós vivem nesse ciclo sem fim de querer acelerar as coisas, mas depois se arrepender e tentar voltar no tempo com aquela sensação de “era feliz e não sabia”. Viva sem pressa, afinal, tudo acontece quando simplesmente precisa acontecer. Pensem nisso, e não deixemos que nossa fase “idosa” seja 100% de “podia ter aproveitado mais”. Viva, sorria, dance, se apaixone, trabalhe, faça filhos, arrisque e não se omita... Viva cada fase da sua vida intensamente, afinal, em meio a tantos planejamentos sobre a “próxima” fase, podemos ser surpreendidos pela vida sem conseguir chegar até lá. 



Guilherme Olimpio

Obs.: Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por mais um ano de vida, e a todos que me desejaram parabéns na Segunda-Feira, por Facebook, twitter, telefone ou pessoalmente mesmo. Eu também quero agradecer ao meu parceiro Alex Sales pelos parabéns no último post dele, e dizer que me sinto muito honrado de realizar esse trabalho ao seu lado. Deixando a viadagem de lado, comentem nos posts, divulguem quando possível e continuem lendo o Levemente.
Leveza pra vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário