segunda-feira, 9 de abril de 2012

A ligação entre o consumismo e a mídia.


A cada ano que passa, o capitalismo cresce de forma estrondosa. Shoppings, supermercados, lojas de rua... Todos estão cada vez mais lotados. A nossa sociedade sofre também com outro grande mal, que é a influência da mídia para certas empresas lucrarem cada vez mais.

Em datas comemorativas, como foi o caso da Páscoa, a mídia massacra o cérebro de seu espectador com propagandas, anúncios e uma divulgação exacerbada de produtos de marcas específicas. E o que perceberam? Isso dá muito certo. Funciona, de verdade. A população realmente acredita que certo produto é o ideal para se consumir, ou presentear alguém querido.

Algo que impressiona cada vez mais quem acompanha essa onda massiva de publicidade, é que as propagandas não param. Acabou o Natal? Vamos pro Carnaval! Acabou o Carnaval? Vamos pra Páscoa! Acabou a Páscoa? Vamos pro Dia das Mães! E os bolsos dos proprietários de grandes indústrias vão enchendo mais e mais... Num constante ciclo de consumo por parte da sociedade como um todo.



“Beba. Use. Vista. Consuma.”. Palavras no imperativo nunca foram tão eficientes como nos dias atuais. Não se faz nem um tipo de questionamento sobre a necessidade real do produto, apenas acreditam que realmente é preciso beber, usar, vestir e consumir certa mercadoria.

Não critico a mídia por influenciar. Eles estão certos, jogam com as armas que possuem. Mas cadê as armas dos seus espectadores? Será que realmente vamos continuar aceitando tudo, sem questionar nada? Pensem nisso, meus caros.



Beba, mas pense. Use, mas pense. Vista, mas pense. Consuma, mas pense.

Um abraço para todos.

Alex Sales

OBS: Comentem mais nos posts. Sinto falta dos senhores mostrando a opinião aqui no blog. Quero discutir os assuntos abordados aqui, e pra isso, preciso de vocês. E, ah... Te amo, Gui. Seu lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário