A internet é um ambiente que vive nos surpreendendo. Além de
facilitar as nossas vidas com sites de busca, mapas detalhistas, redes sociais
e outros meios de entretenimento e informação, a internet também nos reserva
algumas pérolas inesquecíveis. Essas pérolas nos são proporcionadas em todo
lugar; Algumas fotos compartilhadas no Facebook, comentários “infelizes” no
Twitter, promoções de “vale-noite” aqui no Levemente (VALEU ALEX), entre
outros. No entanto, existe um campeão nos quesitos pérolas, bordões e “hits” de
momento que explodem na grande rede. O campeão é ele, o site de vídeos mais
famoso do nosso mundão: O YOUTUBE.
Quando lançado, o Youtube gerou um impacto social importante.
Antes de seu lançamento, em 2005, os métodos para que usuários de computadores
colocassem seus vídeos na internet eram praticamente escassos. O Youtube
revolucionou e cresceu muito devido a sua interface simples que possibilitou
qualquer um a postar seus vídeos e façanhas para que milhões de pessoas pudessem
visualizar e compartilhar o conteúdo em poucos minutos. Pelo fato do
compartilhamento de vídeos tomar proporções inimagináveis, muitos vídeos
aparentemente “inúteis” se tornaram febre e geraram chuva de visualizações.
Quem não se lembra do grande JEREMIAS? O homem mais valente
do nosso país. “Se eu pudesse eu matava mil”. Esse era o bordão mais usado na
internet, salas de aula e botecos por aí. Com inúmeras visualizações, o
cachaceiro Jeremias alcançou um status de fama na internet graças ao Youtube, que
o revelou para o mundo.
Outro “personagem” que bombou no site de vídeos foi o louco
“morre diabo”. O rapaz que (infelizmente) ficou famoso por matar a própria mãe
e proferir palavras de baixo calão em rede nacional para os repórteres que
cobriam o caso, também teve seus “cinco minutos” de fama na internet, além de
colocar novos bordões contidos no vídeo na boca do povo. “Eu gosto da câmera, o
microfone pra mim é tudo”. O rapaz era sincero, convenhamos.
Os “pôneis malditos” (comercial da Nissan) também tomaram
conta das redes sociais por dias e dias consecutivos. A tag #poneismalditos
ficou por mais de uma semana nos Trending Topics do Twitter, o que deve ter
levado os chefes da multinacional japonesa ao delírio. Após anos não obtendo o
lucro desejado com seus automóveis, a Nissan contou com o sucesso e
compartilhamento de seu comercial no Youtube para elevar novamente seu nome no
país, além de tornar os “pôneis malditos” famosos entre os brasileiros.
Um dos mais recentes “hits” via Youtube é a tal Luisa ou
Luiza (tanto faz) do Canadá. Confesso que fiquei enojado com tantas pessoas
falando e compartilhando um assunto tão inútil como esse, mas, é inegável que
foi mais um grande sucesso (e pérola) da internet. A pérola nesse caso se deu
mais pelas pessoas comentando algo tão imbecil do que pelo comercial
propriamente dito.
Demorei, mas finalmente vou falar do grande nome do momento.
Na verdade, eu não sei o nome do rapaz, mas só com o bordão vou refrescar a
memória de vocês: “PARA A NOSSA ALEGRIA”. Pois é, quem ainda não viu, vai ver.
Família humilde, religiosa, se reuniu na sala para gravar seu momento de
louvor. Tudo certo até aí (apesar das vozes horríveis). No entanto, o garoto do
violão resolveu entrar pro “hall das pérolas” e com muita disposição soltou
“PARA A NOSSA ALEGRIA” com um entusiasmo além de normal. Eu, particularmente,
achei hilário. Já vi uma galera comentando que achou uma “merda”, que não vê
graça naquilo etc. Ok, todos tem o direito de achar graça ou não na nova febre
do momento, mas gostaria de pegar um gancho no assunto anterior do meu querido
Alex Sales sobre Brasilidade. Aquela família reunida no sofá, não me parece nem
de longe pertencer à classe A do nosso país. Apesar de não serem ricos ou não
terem as condições financeiras ideais (o que pra muita gente mimada é uma
tragédia) eles estão ali, cantando, rindo, se divertindo e mais, fazendo outros
milhões de pessoas que já assistiram a aquele vídeo rirem junto com eles, e
essa é uma característica única no nosso povo. Não se espantem se daqui alguns
dias esse rapaz aparecer no Faustão, Pânico na Tv ou qualquer outro programa
famoso da televisão, afinal, pelo sucesso que vem tendo, o menino alegre ainda
vai render muito assunto nos próximos dias. Até o Luciano Huck postou o vídeo na
sua página do Facebook, sucesso absoluto. Confesso que fiquei relutante em falar
sobre o rapaz, mas não deu pra segurar, já perdi até as contas de quantas vezes
visualizei o vídeo no Youtube.
Para os que ainda não assistiram, vou deixar o “PARA A NOSSA
ALEGRIA” aqui embaixo.
Guilherme Olimpio
Obs: Sigam os loucos do Levemente no twitter:
@ScreamForMe e @guiiolimpio. Continuem comentando e compartilhando o Levemente.
Não vou prometer “vale-noite” com o Sales porque a “dona” dele vai me socar.
Mas, leiam o blog mesmo assim. Ótimo final de semana à todos, usem camisinha.
Leveza pra vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário