sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Literaturizando.


O texto de hoje corre sérios riscos. Os leitores do blog são, em sua maioria, adolescentes, estudantes do Ensino Médio, e passam pela fase do “tudo é chato”. Para eles, o tema de hoje será, obviamente, chato. Porém, vou escrevê-lo assim mesmo.

Assim como o Olimpio escreveu, em Maio, sobre os três caras que comandam o Rap do século XXI (relembre o texto aqui), falarei sobre três autores que fizeram a nossa literatura ser uma das mais apreciadas em todo o mundo. Três homens que revolucionaram as suas épocas. Três homens que tinham visões diferentes dos demais. Olhavam além e retratavam com perfeição toda a mensagem que queriam passar. São eles: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado.



- Machado de Assis (1839 - 1908): Maior escritor do Realismo. Carioca e fundador da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Maria Machado de Assis introduziu o Realismo com um dos livros MAIS FANTÁSTICOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881. Pra quem não sabe do que se trata, é mais ou menos a história de um morto contada pelo próprio morto, cheio de críticas à alta sociedade carioca da época, com muita ironia e uma subjetividade incrível que só um gênio conseguiria criar (vejam o capítulo LV da obra, denominado O Velho Diálogo de Adão e Eva).

Machado, genial como sempre, também expôs toda a sua linha filosófica em Quincas Borba, de 1891. A antológica frase “ao vencedor, as batatas” e a teoria darwinista da Seleção Natural ficam explícitas na obra. Sem contar no mistério de Capitu, em Dom Casmurro, de 1889... Eaí, teria ela traído ou não Bentinho? A dúvida ainda está no ar...



- Jorge Amado (1912 - 2001): Baiano que melhor descreveu a sensualidade e a brasilidade da mulher brasileira. Gabriela, Cravo e Canela (1958) e Tieta do Agreste (1977) são duas histórias bem brasileiras, onde a mulher está em primeiro plano, enlouquecendo os homens ao seu redor. Garotinhas que querem deixar aquele garoto no seu pé podem ler. Aprendam com as mulheres de Jorge!

Capitães da Areia, de 1937, levanta uma questão social importante: meninos de rua. De uma forma bem real, Jorge Amado transmitiu a mensagem e ainda fez os garotinhos se tornarem heróis (sério, quando eu li, eu imaginei os Capitães da Areia como se fossem a Liga da Justiça).



- Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987): Com muitas pedras no caminho, Drummond se tornou outro nome importantíssimo da literatura do nosso país. O Sentimento do Mundo, livro de poemas escritos em 1940, demonstra toda a tristeza e angústia de um mundo em plena Segunda Guerra Mundial, porém, um mundo que ainda estava esperançoso por dias de paz, principalmente se todos caminhassem de “Mãos Dadas” (último poema do livro).

É, me empolguei um pouco. Aos que não gostaram e acharam tudo um “saco”, peço para que parem pra pensar a importância desses três cidadãos pra história do país e da formação da cultura nacional. E aos vestibulandos, além de tudo isso, é sempre bom ler coisas sobre os autores, até porque... Vestibular está aí, né pessoal.

Um abraço a todos!

Alex Sales

OBS.: É claro que existem muitos mais autores importantes. Mas quis falar desses três porque sim. E lembrem-se: um livro pode ser a chave para um mundo totalmente diferente desse que você está acostumado. Saia da caixinha! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário