terça-feira, 20 de novembro de 2012

Adeus, MSN.


A chegada de 2013 deve ser marcada por um “Adeus” significativo no mundo dos softwares de comunicação. O conhecido e adorado Windows Live Messenger (MSN) deverá ser aposentado pela Microsoft no primeiro trimestre do próximo ano. O serviço MSN agora será integrado a outro software de comunicação muito conhecido, chamado Skype, que foi comprado recentemente pela Microsoft. Porém, todos nós sabemos que o MSN sempre foi mais legal, e no post de hoje vou citar algumas particularidades desse programa tão usado ao longo desses anos e que com certeza deixará saudades.



No msn nós tínhamos os famosos EMOTICONS. Em sua maioria, eram seres amarelos com diferentes expressões que demonstravam nossas “emoções” (positivas ou não) durante uma conversa pelo Messenger. Porém, os emoticons também existiam em forma de palavras, e como em todos os ambientes existem pessoas retardadas, no msn algumas dessas pessoas conseguiam transformar algo divertido numa coisa escrota. Essas pessoas deixavam todos os atalhos de palavras como emoticon, poluindo completamente a conversa e dificultando a melhor compreensão do que o indivíduo queria dizer. Esse era o tipo de gente que eu bloqueava sem dó.

Emoticons "clássicos".

A função “bloquear” sempre foi usada em excesso por mim. Quando bloqueado no msn, um indivíduo não podia mais te enviar mensagens e nem ver você online. Isso era bem útil, afinal, é sempre necessário bloquear amigos que vem zoar seu time de coração quando ele perde, ou pessoas chatas que escrevem errado ou só falam groselha. Sem falar nas suas tias chatas que só Deus sabe como descobriram seu msn, te adicionam e ficam conversando coisas aleatórias com emoticons ridículos e sem pontos de interrogação quando fazem uma pergunta. “E as namorada”. (??????)

"Gosta de vôlei? Então segura esse bloqueio (rs)"

Outra coisa que tinha no MSN eram os “Winks”. Eram uns gifs animados gigantes que você podia enviar e receber de seus amigos. Eles meio que dançavam na tela, e travavam seu computador pra sempre. Que eu me recorde, tinha o porquinho que dançava, aquele marginal xarope que jogava um balão de água na tela e uma mulher com a risada irritante. No fim das contas, se alguém ficasse te mandando winks a todo o momento, ela também seria bloqueada, afinal, uma hora aquilo perdia a graça... Ou nunca teve graça na verdade, foi só uma função irritante que os caras da Microsoft colocaram.

Outra função peculiar era a de “chamar a atenção”. A princípio, era uma forma de chamar literalmente a atenção de um amigo numa conversa quando ele demorasse demais pra responder algo importante, fazendo aquele barulhinho que todos nós conhecemos e tremendo toda a tela. Porém, as pessoas chatas (elas de novo) conseguiram transformar isso num inferno. Chamavam a atenção seguidamente, independente da velocidade com que você respondesse. Logo, eram bloqueadas também.

O msn era basicamente um lugar pra você bloquear as pessoas porque elas não sabiam usar as funções legais de forma moderada, transformando-as em funções chatas. Porém, mesmo assim, deixará saudades. No futuro, provavelmente diremos aos nossos filhos que usávamos MSN e eles vão perguntar se isso era algo de comer. Mesmo assim, chat do Facebook e Skype: NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO. #SaudadesMsn.

Guilherme Olimpio

Obs.: Esse post de hoje deveria ter ido ao ar ontem, como em todas as segundas-feiras. Porém, tive alguns problemas com a minha internet que só foram solucionados durante a madrugada. Peço desculpas pelo atraso de um dia e Sexta-Feira tem mais. Abraços do Olimpio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário