segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ignorância é felicidade?

Poucas perguntas tem um impacto tão grande na nossa vida como: “O que é felicidade?” Parece que passamos a maior parte de nossas vidas atrás dessa resposta. Não possuir felicidade seria, aos olhos da maioria das pessoas, ser privado dos prazeres da vida, da razão e até do sentido de viver. Bom, isso tudo é só teoria, mas e a prática, como fica?
PARE, agora, e se pergunte: ”eu sou feliz?” Pensou? E ai, qual foi sua resposta? Se você disse sim, parabéns. Se você disse não, meus parabéns, porque, com certeza, você foi sincero com sigo mesmo. Não sou e nem quero colocar um tom pessimista no corpo do texto. Só quero que parem pra pensar no que realmente te trás felicidade, e se isso é mesmo felicidade, e não outra coisa.

Era isso que queria introduzir antes de responder a pergunta do título: “Ignorância é felicidade?” Hum, vamos lá, pense comigo. O que você prefere: saber uma notícia ruim, e essa notícia te machucar? Ou não saber essa informação, e assim ficar bem, ficar tranquilo? Bom, pra mim e pra todas as pessoas que perguntei elas responderam a mesma coisa, o óbvio: ”prefiro não saber, é claro”. Levando isso em consideração a gente teria que, sim, ignorância é felicidade. Porque quanto menos a gente sabe sobre a verdade, menos a gente sofre, logo, mais feliz a gente é, simples. Mas, é nisso que eu quero e vou cutucar. Será que isso contribui mesmo pra nossa felicidade, ou melhor, não saber de algumas coisas ajudam o ser humano a ser feliz?



Entro agora com a ideia contrária e digo: NÃO, ignorância não é felicidade. Mas então porque a gente escolhe ignorar algumas coisas e fingir que elas simplesmente não existem? É mais fácil, óbvio. Tudo isso se deve ao fato de nós, todos nós, querermos sempre estar confortáveis com qualquer tipo de situação. Temos repulso ao que nos tira da zona de conforto, temos repulso ao que nos faz pensar, e, sim, temos medo do impacto que a verdade pode causar nas nossas vidas. 

E pra se livrar disso as pessoas, independente da idade, decidem trilhar o caminho mais fácil e mais rápido para promover a satisfação e ignorar a realidade: viver na mentira, viver na ilusão. É galera, é por isso que as pessoas bebem, não generalizando é claro. A bebida ou qualquer outra coisa que nos tire do estado normal, deixa-nos mais satisfeitos. Quando você está submetido ao efeito do álcool tudo parece ser uma maravilha, tudo é engraçado e você parece que tem toda a felicidade ao seu redor. Mas, no dia seguinte quando você acorda e olha no espelho, percebe que é a pessoa mais infeliz do mundo e que o prazer da garrafa era uma fuga de tudo aquilo que você rejeita na vida. Uma fuga para a ignorância.



Não é fácil definir o que é a felicidade. Acredito que o sentido da felicidade é muito mais complexo do que qualquer palavra que eu possa usar para sua definição. Mas posso dizer uma coisa: a felicidade vem de dentro. Não é em garrafas, ou em dinheiro  que a encontramos. Porque tudo isso é passageiro, tudo isso muda, quer queremos ou não. Então não se decepcione com os problemas que a vida te trás, ou irá te trazer, porque não é deles que você precisa para ser feliz. A felicidade está aí, agora, dentro de você, em algum lugar. Cabe somente a você, junto com você, encontra-la e viver a vida de uma forma mais significativa e, principalmente, mais FELIZ.


Vinícius Fernandes

Um comentário:

  1. Puxa Vinicius, gostei do que você considerou no texto! Não sou fã de jargões, mas vou usar um bíblico: "...a verdade vos libertará!" É impressionante como certas verdades, embora doloridas, nos libertam de nossos estereótipos, preconceitos, conceitos, ideias, fantasias, etc. Nos machucam imediatamente em alguns casos, mas cessam a dor prolongada, a abertura contínua da ferida da alma!
    Outro jargão mais antigo mas que lembro bem dele é: "Melhor uma triste verdade do que uma alegra mentira"! Quando tenho coragem de contar muitas duras verdades, acreditam em mim quando conto uma maravilhosa verdade! Quando ouço duras verdades, tenho minha mente e corações abertos para uma libertadora e confortadora verdade quando ela chega! Aí sim, é um momento feliz! :D

    ResponderExcluir