sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ser pensante?


Ser humano. Dentre os seres vivos, o único capaz de raciocinar perfeitamente e discernir com clareza o certo do errado. Aquele que foi e continua sendo capaz de criar objetos ou estruturas cada vez mais complexas com a ajuda de seu ainda mais complexo cérebro. Em meio a tantas coisas boas, é uma pena que o ser humano, também seja aquele que não respeita seus semelhantes e julga por tão pouco.

Ser preconceituoso e fazer pré-julgamentos é um traço marcante da sociedade desde seus primórdios. Aqueles que são diferentes são olhados com descaso e indiferença. Procurar identificar o caráter ou personalidade de outras pessoas que nos cercam sempre fica em segundo plano. Primeiro, nos preocupamos em olhar a raça, aparência, físico ou outras eventuais características de nossos semelhantes para compará-los com um modelo considerado “correto” e por fim, julgar negativamente.



Você é julgado se for negro, mas também é olhado diferente se for claro demais. Religiões e orientações sexuais não são respeitadas. Se você fala demais e demonstra suas opiniões, é chato. Se fala pouco é “sem graça”. Se fizer chapinha é “artificial” demais. Se não faz, tem o cabelo feio. Tatuagens, piercings ou alargadores? É marginal.  

Em meio a tanta modernidade e avanços entre a humanidade, é inaceitável que as pessoas fechem tanto sua mente em relação ao preconceito e deem uma verdadeira “aula” de ignorância e falta de personalidade. Tanto preconceito torna-se o principal fator para que os conflitos que ocorrem ao redor do mundo não tenham fim. As pessoas são “iguais”, mas insistem em não aceitar umas as outras e tratar seus semelhantes como uma raça diferente apenas por não vestir uma roupa de marca ou não ter os olhos claros.

Abra a sua mente e aceite melhor as pessoas que estão ao seu redor. Ser diferente não é ser “errado”. O mundo já cansou de provar que as aparências enganam, que cor da pele ou marca de roupa não significa caráter e que a paz jamais será alcançada enquanto houver tanta diferença.

Pensem nisso.

Guilherme Olimpio

Obs.: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." (Bob Marley)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

4 patas e um amor.

Hoje o Levemente falará daqueles que nunca te abandonaram e nunca te abandonarão. Aqueles que sempre te esperam chegar, sempre tentam dormir com a cabeça encostada em você e sempre abanam o rabinho para os biscoitos. Sim, o tema de hoje são os CACHORROS.

Desde a hora em que eles chegam em nossos lares, nós passamos a amá-los. O carinho que sentimos por esses animais de estimação é inigualável. Abraçamos, apertamos, brincamos e as vezes até damos algumas bronquinhas (mas a raiva passa em questão de poucos minutos)... Cachorros são seres únicos e especiais. Conseguem amolecer os corações mais duros, com uma lambida.



Obedientes (ou não), os cachorros de estimação conseguem se relacionar muito bem com o homem, ganhando a alcunha de “melhor amigo do homem” e sempre com aquele comentário “nossa, mas esse bicho parece gente!”. Passam a ser membros de uma família, chegam até a ganhar roupas, camas e têm tratamento especial nos Pet Shops.



Vira-latas ou de raça, o fato é que cachorros possuem um coração de ouro. São leais, não abandonam seu dono (por mais que ele maltrate). Amorosos, carinhosos... Cachorro é tudo de bom! Ame-os, não brigue tanto, não agrida tanto... Eles só querem que você seja compreensivo e dê carinho.

E olhando animais como esses, me pergunto: Quem são os irracionais?

Alex Sales

OBS.: Au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au au. Uma mensagem de Bobby, Jullie e Janis Joplin, meus três amores.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jogos da "amizade".


As férias finalmente chegaram. Após longas jornadas de estudo e dedicação, esse é o momento que temos para descansar e esquecer um pouco de muitas de nossas responsabilidades. No entanto, para os alunos do Ensino Médio do colégio UNASP, o início das férias é ainda mais aguardado por um motivo em especial: As olimpíadas escolares.

Falando como um ex-aluno, posso dizer sem sombra de dúvidas: As olimpíadas do colégio nunca estiveram tão bem organizadas. Novas modalidades foram introduzidas, atingindo assim um número muito maior de alunos interessados em participar. Rolou até uma “abertura”, típica de toda grande Olimpíada.

No UNASP rola aquela história de chamar as Olimpíadas de “jogos da amizade”. Uma tentativa frustrada por parte da direção de tentar unir salas que eventualmente tenham algum tipo de rixa. Mal sabem eles que as Olimpíadas servem, basicamente, pra você tentar vencer a qualquer custo uma sala que não agrade a sua. No futebol, a bruxa sempre está à solta, e eventuais confusões são inevitáveis, principalmente entre a galerinha que adora fortalecer a inútil, porém real, rixa entre PD x Exatas.

Acredito que o charme de estudar no UNASP é poder estar envolvido num evento desses, que mexe com a emoção e orgulho de cada uma das salas. Pode ser que não uma a sala “A” com a “B”, mas muitas vezes consegue fazer com que uma única sala que eventualmente seja “dividida”, se una em prol da disputa. A confecção de camisetas e até bandeiras cada vez mais criativas, vem sendo os destaques em 2012. Tem até torcida organizada.

Por isso, através desse post, venho parabenizar e desejar boa sorte para todos os envolvidos da competição. Que o melhor vença em todas as modalidades e que o seu desejo de acabar com a moral de alguma outra sala que não lhe agrade torne-se realidade (de forma pacífica, é claro... Só no esporte). E ah, parem com essa história de PD x Exatas hein?! Principalmente vocês, rapazes. Afinal, todos nós sabemos que o Exatas é um “paraíso” (se é que vocês me entendem) por isso, esqueçam essa rivalidade imbecil e tentem se aproximar de tal curso tão bem habitado.

Aos leitores que não são do UNASP e não entenderam nada do que se tratou o post, deixo as minhas mais sinceras desculpas. Porém, tal assunto não poderia passar batido. Sexta-Feira eu volto com um tema da compreensão de todos.

Guilherme Olimpio

Obs.: NO EXATAS TA CHEIO DE GOSTOSA. (Para os que não entenderam a metáfora do paraíso).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Férias!


Quando as responsabilidades vão diminuindo, o stress vai acabando, o sorriso começa a aparecer, a tranquilidade dá as caras e a leveza começa a tomar conta de você, pode ter certeza de uma coisa: AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO!

Aquele clima gostoso de poder dormir até mais tarde, comer a hora que quiser, fazer o que bem entender... Vocês sabem do que eu estou falando. Um período de descanso pra você poder ser você, sem ninguém pra julgar ou te cobrar algo. Viajar, ou ficar na sua cidade mesmo, curtindo os amigos, a namorada, o video game ou qualquer coisa que faça você feliz.



O corpo relaxa, a mente relaxa. Menos preocupações trazem mais alívio pra qualquer um. Poder andar descalço, de pijama o dia inteiro, ver TV e ficar na Internet sem horário estabelecido previamente dá uma sensação indescritível e liberdade e de “eu que mando nesta porra porque estou de férias”!

Porém, para muitos, as férias trazem alguns problemas, e o mais comum deles é o TÉDIO. O tédio é aquela sensação de “já fiz tudo o que queria fazer, agora tô cansado disso” que dá, principalmente, no fim das férias. Com o tédio, você vive num conflito entre “quero voltar, mas não quero”. Isso acaba deixando alguns tristes e até mesmo com uma sensação de inutilidade até as férias enfim acabarem.

Não se pode negar a importância das férias na vida de estudantes e trabalhadores. Descansar é importante para qualquer um. Dar um tempo para você mesmo te deixa levinho, levinho... Então, o Levemente deseja uma boas férias escolares pra quem estuda, e uma boas férias pra você que pegará alguns belos dias de folga no trabalho!

Alex Sales
OBS.: Boas férias. Aproveitem. Comam. Usem camisinha. Façam o amor, não façam a guerra. Segunda-feira tem mais.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hora de colorir.


Desde que homens e mulheres passaram a se relacionar entre si formando casais, algumas dificuldades e diferenças também começaram a se manifestar de forma explícita. Conflitos de personalidade, ciúmes e desconfiança são só alguns dos problemas enfrentados por muitos casais nos mais diversos estágios de um relacionamento. Sejam apenas “ficantes”, sejam namorados ou casados, os problemas que envolvem os casais sempre aparecem.

Porém, uma nova solução para diminuir tais brigas e conflitos parece ter sido encontrada. Um novo “status” de relacionamento que na teoria, destrói toda e qualquer chance de um casal estar cercado por problemas: A amizade colorida.

Estilo de relação virou tema pra filmes


A amizade colorida (ou “amizade com benefícios”) é toda a relação onde indivíduos cultivam uma amizade bonita e verdadeira com outra pessoa, mas com um pequeno diferencial: Atração física (que logo, termina em “pegação”). O relacionamento é totalmente aberto, destruindo assim, qualquer tipo de ciúmes entre o casal. Você pode compartilhar segredos, realizar trabalhos, dar conselhos, ir ao shopping e fazer tudo aquilo que um casal de bons amigos normalmente faz. Mas, ao final de todas essas atividades, pode ser recompensado como um legítimo namorado.

Já imaginou como é bom? Não, não imaginou... Porque amizade colorida fica muito mais na teoria do que na prática. Isso porque os seres humanos sempre estragam tudo, e nessa situação não é diferente. Hora ou outra um dos lados acaba interpretando de maneira equivocada toda a magia de uma amizade colorida e se apaixona. Toda aquela história de relacionamento aberto, liberdade, companheirismo de amigos com um toque de “pegação” sem compromisso acaba indo pro espaço quando menos se imagina.

No entanto, fica aqui o meu apelo para que as pessoas tentem fazer com que a amizade colorida seja algo mais prático. Os benefícios são muitos. As responsabilidades são poucas. Muito mais positivo e sincero do que assumir um namoro, mas beijar outras bocas por aí, não é mesmo? Pratique a amizade colorida e dê adeus à “DR’s”, ciúmes (também conhecido como “vai lá com a sua amiguinha”) e finais trágicos e melancólicos de relacionamento.



Odeio frases de Facebook, mas encerro o post de hoje com uma que vi por lá esses dias: “Antes uma amizade colorida do que um namoro em preto e branco”. Pensem nisso.

Guilherme Olimpio

Obs.: Beijo de amiga é mais gostoso.
Leveza pra vocês. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O ser humano One Direction.


Você aí, pessoa que está sempre ligada no que rola entre os grupinhos, qual é a nova tendência, moda, o novo movimento, ou qualquer coisa que esteja na boca de todo mundo... Apresento a vocês a mais nova categoria de seres humanos: O SER HUMANO ONE DIRECTION!

O One Direction, pra quem não sabe, é uma boyband britânica de música pop que vem ganhando muitos fãs (e muitos haters) por aí. Sim, as boybands estão de volta. Com basicamente o mesmo formato, as bandinhas melosas formadas por 5 garotos “bonitos” de etnias distintas voltaram e já caem no gosto popular em pouco tempo. E o One Direction é uma dessas bandinhas...

Uma típica boyband

Mas, o que isso muda na vida dos jovenzinhos que leem Capricho? Ahá, aí está... Eles são influenciados! E com isso, passam a vestir, agir, pensar, falar, gesticular, viver como se fossem um ser humano 1D (abreviação lindíssima de One Direction). Como aconteceu com os skater-boys na década de 1990, com os emos no começo da década de 2000, com os screamos em 2008/2009, com os Biebers em 2010, com os pseudo-gangstas em 2011 e como está acontecendo agora com os One Direction Generation.

Reconhecer um ser humano 1D é simples. Eles geralmente sorriem escancaradamente em fotos, vivem num mundo de pôneis alados, usam suéteres e se vestem muito bem (sério) e têm um cabelo que demora em cerca de 6 horas pra ficar pronto (ou simplesmente foi feito após um tornado passar).

Aceitam-se leões no One Direction, também

Se você reconhece um ser humano One Direction, fale pra ele que ele está na moda. Apesar da moda ser uma merda, ele está na moda.

Alex Sales
OBS.: Não, eu não odeio o One Direction. Não me xingue nos comentários, não xingue minha mãe, não me agrida verbalmente nas minhas redes sociais. Siga o Levemente no Twitter e nos curta no Facebook (só olhar ali na direita, em cima)... And that's what makes you beautiful!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Revolucionários da web.


De uns tempos pra cá, em meio a todas as imagens e comentários publicados ou compartilhados nas redes sociais, me chamou a atenção o surgimento de muitos “revolucionários”. Eles falam mal de políticos, identificam problemas sérios da sociedade, repudiam toda e qualquer forma de atropelamento de seus direitos e inclusive falam com propriedade sobre o assunto usando diversas frases de efeito.

Exemplo de "revolta" contra o governo (via internet)


Porém, após dias observando esse novo grupo de “revolucionários”, me fiz a seguinte pergunta: “De que adianta?”.

Fica óbvio que ter a mínima noção dos próprios direitos dentro do país é muito importante. No entanto, criticar o governo constantemente por trás das telas de um notebook ou iPhone não vai fazê-lo melhorar em nada. Nós, brasileiros, no geral, nos tornamos um povo acomodado e “dócil” perante toda a sujeira que nos cerca. Alguns governantes sabem que são ruins, sabem que brincam com dinheiro público e fazem os eleitores de palhaços, mas a esperança dos mesmos em ser reeleitos não diminui, afinal, eles sabem que o máximo que “seu povo” faz é reclamar “via twitter for iPhone”.



Antigamente o povo protestava, saía na rua, tomava soco na cara, mas não deixava nenhum filho da puta dizer que ele “não podia”. Hoje em dia não. Com toda essa onda de democracia, mesmo tendo seus direitos jogados fora em alguns momentos, a população simplesmente aceita ou finge que não vê.

Enquanto os políticos forem ruins e a população omissa, será gerado um looping infinito na situação. O raciocínio é simples. População omissa significa políticos ruins não sendo ameaçados e novamente sendo reeleitos com salários cada vez mais altos. E o meu objetivo nesse post não é ser mais um revolucionário de internet, é fazer com que essa galera entenda que protestar por aqui não é o melhor caminho. Mahatma Gandhi ou Vladimir Lênin não tinham a internet a seu dispor para serem revolucionários e brigar por seus direitos.

Por isso, chega dessa onda de revolucionar via internet, porque essa porra nunca vai funcionar.

Guilherme Olimpio

Obs.: De boas intenções o inferno já está cheio.
Leveza pra vocês. 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Be leve.


“Camarada, viva a vida mais leve, não deixe que ela escorregue, que te cause mais dor...”.

E é com “Camarada D’Água”, música do FANTÁSTICO O Teatro Mágico, que eu começo o post de hoje aqui no Levemente. Aliás, que saudade que eu tava de escrever aqui pra vocês, bonitões! Enfim, hoje o tema do post será A LEVEZA. E como ela pode te ajudar a ter uma vida melhor, com mais sorrisos, momentos bons e te deixar levinho, levinho.

Muito confundida com o famoso IDGAF (I don’t give a fuck – eu tô pouco me fudendo), a leveza torna uma pessoa melhor pelo simples fato de fazê-la não ligar muito para as coisas que ela não gosta ou que a irrita. É, em síntese, olhar tudo que te faz mal, encarar e dizer em alto e bom som “eu estou pouco me fudendo pra esta merda, cara”.

Um estilo de vida leve deixa qualquer um mais sorridente. Pois, é como uma equação: Vida – Coisas chatas = Coisas legais! E coisas legais deixam você sorridente. Aproveite mais o sorvete com os amigos, aproveite mais o futebol de domingo (Ou de qualquer dia. Futebol é sagrado, amigo.), aproveite mais a família e tudo que te faça bem.

Abra um sorriso hoje, amigo!


Positividade. Seja mais positivo. Pense mais em coisas boas. Otimismo. Encarar as coisas com um sorriso no rosto é sempre bom, é sempre leve. Leveza é um estado de espírito, e quem tem, vive bem. Deixa a vida mostrar o que ela tem a te oferecer, abra um sorriso, e vai pra frente... Não fica na caixinha reclamando do que poderia dar certo. Apenas viva.

Evite a dor e faça o amor. Evite a tristeza e vá para a leveza.

Alex Sales, psicólogo especializado em auto-ajuda.

OBS.: Estava com saudade de escrever aqui, levianos (ok, esse nome é uma porcaria)! Espero que não tenham ficado bravos com nossa pausa, mas voltamos! Ah, gostaria de avisá-los que estou fazendo um programa de rádio com meu pai, Sr. Serginho Silva (twitter), numa rádio de Itapecerica da Serra - SP. O programa se chama "Todas as Tribos" e vai ao ar das 12h00 às 14h00, todo sábado! Logo mais ele vai pra internet também, então, fiquem ligados! Se você mora em Itapecerica, sintonize lá! 87,5 MHz, fechado? Um abraço e seja leve.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apaixonados: A semana é de vocês.


Eaí, seus leves. Saudades de escrever aqui. Assim como foi notificado na nossa página do Facebook, passamos uma semana sem postar nada aqui para tentar resolver alguns probleminhas no Blog, e hoje, finalmente, conseguimos voltar.

O post de hoje será sobre o dia que vai embelezar (ou não) esta semana. Dia 12/06, Terça-Feira, é o dia dos namorados.



O dia dos namorados é importante e propício para beneficiar os apaixonados de algumas maneiras. Por exemplo, apesar de clichê, você pode pedir “aquela pessoa” por quem seu coração bate mais forte em namoro neste dia com uma pequena porcentagem a mais de sucesso, levando em consideração todo o clima que ronda as pessoas na ocasião. Você também pode surpreender a pessoa amada com os mais diversos tipos de presente, confirmando de forma simbólica um pouco do sentimento que mora aí dentro de você, meu caro. Não sei até que ponto isso pode ser positivo, afinal, você GASTA DINHEIRO, mas eu aprovo a ideia porque particularmente, prefiro dar presentes ao invés de receber.



O dia dos namorados também é marcado por piadinhas de solteiros nas redes sociais. Alguns preferem manifestar todo o orgulho que sentem por serem solteiros, livres e “desimpedidos”, sendo quase sempre interpretado por mim como uma espécie de revolta e vontade louca de ter um (a) namorado (a) de verdade mas não obtendo muito sucesso. Outros preferem ser sinceros e demonstram toda a sua frustração e desejo por um grande amor. E outros simplesmente ficam indiferentes e não demonstram porra nenhuma, encaram como um dia qualquer. (façam isso)

Por isso, amanhã no famoso 12 de Junho, que todos os sentimentos que cercam os namorados
(namorados de verdade, não aquela galerinha que trai, viu?) sejam ainda mais fortalecidos. Que a paz e a tranquilidade reine em vossos relacionamentos, que inveja nenhuma consiga abalar um grande amor e que definitivamente, seja eterno enquanto dure. 



Para os solteiros que querem um (a) namorado (a), que o dia traga sorte para que no ano seguinte, você possa também comemorar, comprar presentes caros e transar muito no 12 de junho... Ops.

Vou deixar um vídeo bem romântico aqui embaixo, pra vocês verem que o amor é lindo e ficarem com vontade de namorar.



Guilherme Olimpio

Obs.: Só love só love, só love só love só love só love. Só love só love, só love só love, só love só love só love só love.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nerd, só que não.


“Meu óculos quadrado, minha camisa xadrez ou meu suéter de lã, minha xícara de café, um livro que eu nunca li (e nem vou ler) na vida, uma pose legal pras gatinhas pirarem e... tira a foto!”.

É assim que o falso nerd se comporta. Pois é, meus caros leitores, existe um grupo de jovens que acham bonito ser nerd. Esse grupo é formado por pessoas normais, que por muitas vezes não encontram um padrão de vida só, e seguem as tendências que surgem com o passar do tempo. E a tendência agora, é ser nerd.

Um falso nerd age apenas na Internet. Por mais que ele possa até ter algum conhecimento um pouco mais amplo, ele vive em torno de tirar fotos (que geralmente são legais, porque né... Ele não é um nerd!) e postar em todas as suas redes sociais, só para as pessoas curtirem e as menininhas comentarem “Poxa, esse menino é tão inteligente, e tão fofo!!”.

Um falso nerd NÃO saberá conversar com você sobre assuntos acadêmicos. Ele também NÃO saberá como passar todas as fases de algum jogo muito nerd. Ele será tão fútil quanto um playboy que só quer saber de pegar algumas vadias.

“Mas Alex, o que você tem contra eles?”. Nada demais, porque eu não sou nerd. Mas com certeza os CDFs de plantão devem se sentir ofendidos ao ver “o garanhão da escola” tirar uma foto com a coleção do “O Guia do Mochileiro das Galáxias” no Dia do Orgulho Nerd para se sentir tão inteligentes quanto eles.

Não, cara... você não é nerd!

Nerds NÃO são bonitos. Nerds NÃO tiram fotos com gelzinho no cabelo, mordendo os lábios como se fosse uma garota e com um óculos quadrado de camelô.

Por um mundo sem falsos nerds.

Alex Sales
OBS.: Te amo, Olimpio.